Perfil do Profissional da Contabilidade 2018

Boas-vindas

Caros Profissionais,

Sejam bem-vindos ao Perfil do Profissional da Contabilidade 2017/2018.

Estamos realizando um minucioso trabalho de levantamento das principais características que envolvem os profissionais e o mercado da área, com a finalidade de encontrar dados que serão fundamentais para melhor entendermos quem são os contadores e os técnicos em contabilidade deste Brasil de 2017 e 2018. Iniciada no segundo semestre do ano passado, esta pesquisa está prevista para ser encerrada dentro de alguns meses, por isso, convido os colegas à participação.

Com o auxílio inestimável da academia para a elaboração do modelo científico de pesquisa, o Conselho Federal de Contabilidade pretende conseguir uma fonte de informações que poderá servir para ajustar o foco das políticas que orientam programas e projetos desenvolvidos pelo Sistema CFC/CRCs. Além disso, os elementos coletados irão compor um manancial de dados que serão analisados, oportunamente, no processo atual de constituição do Planejamento Estratégico do CFC para os próximos dez anos.

A utilização desse tipo de levantamento para a conformação de políticas de gestão já possui histórico no Conselho Federal de Contabilidade. A primeira edição foi realizada nos anos de 1995 e 1996 e, naquela época, o Sistema CFC/CRCs contava com aproximadamente 318 mil profissionais registrados. A pesquisa seguinte foi realizada em 2008/2009, quando havia pouco mais de 400 mil contadores e técnicos com registros ativos. Posteriormente, em 2012 e 2013, período em que o número de profissionais se aproximava de 500 mil, ampliou-se o campo de mapeamento, com a inclusão de aspectos socioeconômicos, culturais e político-classista.

A edição atual, formatada com rigor metodológico, possui questões relacionadas ao plano pessoal, ao Sistema CFC/CRCs, à tecnologia, aos desafios e a vários outros aspectos. Ao dedicar um pouco do seu tempo – cerca de 40 minutos – para responder às perguntas, você está agregando valor ao nosso trabalho, porque a sua voz reforça as decisões do CFC. 

Agradecemos a sua participação e nos colocamos à disposição para esclarecer dúvidas pelo e-mail perfil2017@cfc.org.br.

Zulmir Ivânio Breda
Presidente do CFC
  • 08/06/2018 09:06h